Os Poetas Malditos da Beat Generation



A geração Beat foi um grupo de escritores e artistas americanos populares na década de 1950. As pessoas no movimento Beat, muitas vezes referidas como Beatniks, foram influenciadas pela filosofia e religião orientais e famosas pelo uso de formas de escrita interessantes e pela rejeição dos princípios sociais e artísticos tradicionais.

Temas recorrentes do movimento:

- Enfatizou um anseio espiritual
Imagens usadas do budismo, do judaísmo e do catolicismo
- Drogas
- Sexualidade

Os escritos Beat costumavam pressionar os limites da aceitação na década de 1950. Os autores originais da geração Beat eram William Burroughs, Allen Ginsberg e Jack Kerouac. Eles usaram a palavra "batida" para descrever seu estilo de escrita livre e seu estilo de vida não tradicional. As principais obras de Beat são Howl de Allen Ginsberg, o almoço nu de William S. Burroughs e On The Road de Jack Kerouac.


Dissecando Beatniks:


Jack Kerouac:



Jack Kerouac era um escritor americano mais conhecido pelo romance On the Road, que se tornou um clássico americano, pioneiro da Beat Generation na década de 1950.

Nascido em 12 de março de 1922, em Lowell, Massachusetts, a carreira de escritor de Jack Kerouac começou na década de 1940, mas não encontrou sucesso comercial até 1957, quando On the Road foi publicado. O livro tornou-se um clássico americano que definiu o Beat Generation. Kerouac morreu em 21 de outubro de 1969, de uma hemorragia abdominal, aos 47 anos.

'On the Road'

Um amigo de Kerouac em Nova York no final da década de 1940 foi Neal Cassady; os dois levaram a fazer várias viagens a Chicago, Los Angeles, Denver e até a Cidade do México. Essas viagens proporcionaram a inspiração para o melhor romance de Kerouac, On the Road, um relato apenas ridicularizado dessas viagens repletas de sexo, drogas e jazz. A escrita de Kerouac em On the Road, em 1951, é matéria de uma lenda: ele escreveu o romance inteiro sobre uma dobradora de três semanas de composição frenética, em um único rolo de papel com 120 pés de comprimento.

Anos finais

Apesar de manter um ritmo prolífico de publicação e escrita, Kerouac nunca foi capaz de lidar com a fama que ele conseguiu após On the Road, e sua vida logo se transformou em um borrão de embriaguez e toxicodependência. Ele se casou com Edie Parker em 1944, mas seu casamento terminou em divórcio após apenas alguns meses. Em 1950, Kerouac se casou com Joan Haverty, que deu à luz a sua única filha, Jan Kerouac, mas este segundo casamento também terminou em divórcio após menos de um ano. Kerouac casou-se com Stella Sampas, que também era de Lowell, em 1966.


William S. Burroughs



William S. Burroughs era um escritor de Beat Generation conhecido por suas contas surpreendentes e não tradicionais da cultura da droga, mais famosas no livro Naked Lunch.

Sinopse

William S. Burroughs nasceu em 5 de fevereiro de 1914, em St. Louis, Missouri, e tornou-se uma das figuras fundadoras do Beat Movement. Um adicto há anos, ele criou livros como Junky e Naked Lunch, que eram angustiantes, muitas vezes grotescos na cultura da droga. Ele é citado como uma grande influência sobre figuras contraculturais no mundo da música e trabalhou em vários projetos de gravação. Burroughs morreu no Kansas em 1997.

Escrevendo 'Junky' e 'Naked Lunch'

Burroughs publicou seu primeiro romance, Junky, em 1953 sob o nome de William Lee. O trabalho apresentou um olhar implacável, semi-autobiográfico sobre as drogas, ou cultura de "viciados" (Junkie). Ele continuou a viajar e eventualmente acabou em Tânger, lutando e ficando sem recursos financeiros. Ele percebeu que ele perecera se ele não mudasse seu caminho e então viajou para Londres para receber tratamentos de apomorfina, que ele acreditava ser  como uma cura pro seu vício.Com a ajuda de Ginsberg e Kerouac, Burroughs escreveu o romance Naked Lunch em Tânger, que continuou com o alcunho de William Lee em uma perigosa jornada da cultura da droga. O livro apresentava formas narrativas não-lineares com elementos de sadomasoquismo, metamorfoses e sátiras. Publicado em 1959, o livro não seria lançado nos EUA até a década de 1960 devido a uma proibição governamental altamente divulgada sobre o conteúdo, que empurrou Burroughs para o centro das atenções. Ele se tornou uma figura aclamada e desprezada. Em torno do tempo do lançamento do "Almoço Nu", inspirado pelo artista Brion Gysin, Burroughs começou a experimentar a técnica de corte (Cut-up technique), onde as linhas aleatórias de texto foram cortadas de uma página e rearranjadas para formar novas frases, com a intenção de libertar as mentes do leitor de convencional , modos de pensamento lineares. Usando esta técnica com elementos de sátira e ficção científica, os anos 60 viram Burroughs lançando romances como The Soft Machine (1961) e Nova Express (1964), que acusavam o consumismo e a repressão social, e o trabalho de não ficção The Yage Letters (1963).

Allen Ginsberg



Allen Ginsberg é um dos poetas mais influentes do século 20, considerado um dos fundadores do movimento Beat e conhecido pela sua obra "Howl"

Sinopse

Allen Ginsberg nasceu em 3 de junho de 1926, em Newark, Nova Jersey, e eventualmente se tornou um dos pais fundadores da Beat Generation com seu poema revolucionário "Howl". Ginsberg foi um escritor prolífico que também defendeu os direitos dos homossexuais e os movimentos anti-guerra, protestando contra a Guerra do Vietnã e cunhando a frase "Flower Power". Mesmo com seus antecedentes contraculturais, tornou-se reconhecido como um dos mais importantes escritores e ícones artísticos dos EUA. Ele morreu em 5 de abril de 1997, aos 70 anos.

Escrevendo 'Howl'


Ginsberg se formou na Columbia em 1948, mas no ano seguinte foi envolvido como um cúmplice em um assalto. Para evitar o tempo de prisão, Ginsberg pediu insanidade, gastando tempo nas instalações de saúde mental da universidade. Após seu lançamento, ele começou a estudar sob o poeta William Carlos Williams e trabalhou por um tempo em uma agência de publicidade de Manhattan.

Em 1954, Ginsberg mudou-se para San Francisco e tornou-se parte do encontro contracultura que seria conhecido como o Movimento Beat, que usava uma série de modos artísticos e sensoriais para evitar regras rígidas da sociedade. Também estava na área da baía, onde Ginsberg conheceu o modelo Peter Orlovsky, que se tornaria seu companheiro.
Então, em 1955, Ginsberg leu trechos de seu poema "Howl" em uma galeria, que se tornou um manifesto chave da Beat Generation e foi publicado no ano seguinte pela City Lights Bookstore sob a forma de Howl and Other Poems. "Howl" foi um trabalho de abertura de olho em suas explorações de sexualidade, angústia e questões sociais em forma poética não tradicional, dependendo de uma mistura de influências livres.
O poema foi considerado obsceno e Ginsberg foi tentado por seu conteúdo, embora ele tenha sido reivindicado uma vez que o juiz presidente decidiu que o trabalho tinha mérito. A publicidade resultante colocou Ginsberg e seu trabalho em destaque e como ícones de anti-censura. Durante este tempo, Ginsberg experimentou uma perda profunda, pois sua mãe, que sofria de uma história de graves problemas de saúde mental, morreu em 1956, dois dias depois de receber uma lobotomia.

Morte

Já com doença hepática e insuficiência cardíaca congestiva, entre outras questões de saúde, Ginsberg foi diagnosticado com câncer de fígado na primavera de 1997. Ele morreu pouco depois em 5 de abril de 1997, em seu loft do East Village, cercado por amigos e velhos amores. Ele tinha 70 anos de idade. Uma coleção maciça de seu trabalho pode ser encontrada com o livro Collected Poems 1947-1997.

Share on Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário